Em 2026, Campinense e Treze voltarão a disputar apenas o Campeonato Paraibano. Após campanhas frustrantes no estadual e na Série D deste ano, os dois maiores clubes de Campina Grande estão fora do Brasileirão pela primeira vez em quase 20 anos.
O Campinense, fora das divisões nacionais desde 2023, não conseguiu vaga na Série D via estadual. Já o Treze foi eliminado da 4ª divisão neste domingo (20), após derrota para o América-RN por 2 a 1 no Amigão. Com isso, a última partida da equipe na competição, contra o Santa Cruz, será apenas para cumprir tabela.
A última vez que os dois clubes ficaram fora juntos do cenário nacional foi em 2007. Naquele ano, o Sertão dominou o futebol paraibano, com Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras representando o estado na Série C.
Desde então, Raposa e Galo viveram momentos de destaque. O Campinense foi campeão da Copa do Nordeste em 2013 e disputou a Série B em 2009. O Treze chegou à Série C em 2011 e 2018, além de conquistar quatro estaduais no período.
Agora, sem competições nacionais, os dois clubes terão calendário ativo apenas nos primeiros meses de 2026. A missão é se reorganizar para tentar retomar o protagonismo no futebol do Nordeste.
(📸: reprodução/internet)